domingo, 10 de abril de 2016

QUAL É O SEU ESTILO DE LIDERANÇA?



Esta pergunta é sempre muito difícil de responder. É preciso uma capacidade muito grande de autoanálise para saber identificar o seu melhor estilo. Além disso, todas as pessoas têm um pouco de cada estilo, mas obviamente há predominância de um deles com maior frequência. Por definição a natureza da liderança se caracteriza por um maior foco em Negócios ou em Organizações e Pessoas. O mundo ideal é que a pessoa tenha um foco equilibrado entre estes dois vetores. O que caracteriza estes dois focos são os seguintes elementos:

FOCO EM NEGÓCIOS

- Conhece o negócio e suas implicações

- Administra o tempo e os recursos

- Exige eficácia e valoriza a competência

- É focado na execução do negócio

- É visionário e sabe onde quer chegar

- É inconformado com os resultados

- É ambicioso e exigente



FOCO EM ORGANIZAÇÕES E PESSOAS

- Gosta de realizar os trabalhos através das pessoas

- Comunica-se bem com todos os níveis

- Sabe criar ambiente colaborativo

- Pratica empatia com todas as áreas

- Considera-se parte da equipe

- Sabe delegar e oferecer recursos

- Sabe capacitar e desenvolver pessoas

- Dá feedback contínuo

A depender da ênfase que cada pessoa tem com relação a estes dois focos, isso determinará e caracterizará o seu estilo predominante de liderança. Outro ponto importante é saber empregar o melhor estilo de acordo com a situação e as circunstâncias. Por exemplo: existem momentos de decisão em que o líder tem que utilizar o estilo Autocrático, que é mais assertivo e direto, entretanto nem sempre dá para ter este perfil, pois a situação pode requerer um outro estilo de liderança, para que o melhor resultado seja obtido.

Com o objetivo de identificar o estilo de liderança das pessoas a Westin criou um instrumento de avaliação que permite à pessoa saber qual é o seu tipo predominante. Saber isso ajuda a pessoa a interagir com os seus liderados ou mesmo com outras pessoas de outras equipes e áreas da empresa. Também facilita o entendimento de como agir para tomar a melhor decisão a depender da situação que se apresenta.

O bom líder é aquele que sabe utilizar melhor o estilo de liderança mais adequado nas tomadas de decisão, e no relacionamento com a sua equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário