segunda-feira, 21 de março de 2016

ANO DE CRISE É ANO DE SOBREVIVÊNCIA

Ano de crise, é ano de sobrevivência-é exatamente isso que fazem as empresas quando enfrentam crises, seja devido à conjuntura, ao Mercado, entrada de concorrência, etc. Outras ações que as empresas fazem para sobreviver nesta hora são: redução de custos e despesas, além de trabalharem mais intensamente nas buscas de oportunidades ou nichos de mercados ainda não explorados. Elas se preocupam nesses momentos em, prioritariamente, sobreviverem à crise e se manterem vivas. Todo empresário sabe que, de tempos em tempos, irão enfrentar momentos mais desafiadores. É por esta razão que, de um modo geral, tendem a se comportar de forma conservadora em relação a aumentos de gastos ou mesmo em relação a novos investimentos.

As pessoas nestes momentos devem adotar a mesma postura das Organizações. É a hora da sobrevivência. Se tem um bom trabalho, numa boa empresa, é hora de ficar quietinho, trabalhar bem, performar, e buscar ser o mais agregador de valor possível. Se aparecer uma nova oportunidade de trabalho, deve avaliar com cautela, com profundidade para saber se é vantajoso trocar de empresa. Isso especialmente para aquelas pessoas que estão numa condição boa no seu emprego atual. Vale a pena arriscar obviamente, se você percebe que está numa situação de risco no seu emprego atual, ou se está seguro de que esta mudança será muito boa e apresenta uma condiçao de risco baixo. É hora de ter o pé no chão e aguçar o senso de realidade. Às vezes algumas pessoas me procuram neste momento, com projetos profissionais de alto risco, ou de baixa possibilidade de sucesso. Fico com a impressão de que quando entramos numa crise profunda, isso afeta o emocional dos indivíduos, gerando um pensamento fantasioso e pouco realista. Isso não quer dizer que a pessoa tem que ser pessimista, mas ao contrário, deve ser otimista, sem perder a racionalidade dos fatos e do momento.

Se você teve o azar de perder o emprego, lembre de que em momentos de crise isso é normal, e muitas vezes não tem nada a ver com o seu desempenho ou a sua capacidade. É comum as empresas fazerem reestruturações na crise e dispensarem pessoas boas por uma questão de redução de custo ou despesas. Portanto, se você foi vítima deste processo, não se penalize porque a culpa não é sua e não há nada que você possa fazer. Nestas circunstâncias, o seu novo projeto profissional é a busca de um novo emprego ou novo trabalho. Segundo especialistas, o melhor caminho é usar a sua rede de contatos ou o seu network. Além disso, se tiver a chance de fazer contatos com headhunters também ajuda, mas lembre que na crise eles mesmos não estão possivelmente com a carteira recheada de clientes buscando profissionais. Outra alternativa são os sites das empresas, mas também vale lembrar que muitas delas não estarão contratando. Neste momento é bom identificar os segmentos de negócios que podem oferecer mais possibilidades. Por exemplo, segmentos que estejam voltado para exportação ou que estão em áreas de negócios menos afetadas pela crise.

Do ponto de vista pessoal, assim como uma organização, a recomendação é reduzir as despesas ao mínimo necessário, focar só naquelas que são absolutamente críticas, e evitar outras que, neste momento, podem esperar, como: viagens, fazer refeições fora de casa e assim por diante. É o momento de sobreviver a crise, até que a situação se normalize. Um fato é concreto, nenhuma crise é para sempre. Pode ser mais ou menos longa, mas um hora acaba e as coisas voltam ao seu curso normal. O importante é a atitude da pessoa frente a essas situações. Nada adianta se desesperar ou ficar se achando incompetente ou fracassado, porque primeiro não é verdade, e segundo, esta situação independe da vontade da pessoa.

Nessa hora também não se pode correr riscos desnecessários, sejam de investimentos pessoais ou na criação de um negócio que envolva risco de perder parte das reservas acumuladas. Muito cuidado neste momento para não piorar a situação. A postura deve ser positiva, mas com uma boa dose de conservadorismo, sem ficar inerte esperando a situação melhorar. Devemos fazer a nossa parte na busca de um novo trabalho ou novo emprego, mas com cautela e todo cuidado para sobreviver por este período difícil. Se adotarmos esta postura, com certeza aumentaremos a chance de sobrevivermos bem nesta fase, e nos prepararmos para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário