quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

É PRECISO FAZER MELHOR, O QUE JÁ FAZEMOS BEM



Eu tive um chefe Americano que dizia: “A diferença entre os tempos bons e os de crise é que precisamos trabalhar mais e melhor”. Passados muitos anos, cada vez mais acredito que ele estava certo. Em nada adianta nos momentos difíceis das nossas vidas, seja pessoal ou profissional, reclamar, sofrer, blasfemar, pois essas coisas não resolverão os nossos problemas. A solução está em nossa atitude frente as dificuldades. Se nos prepararmos melhor, buscaremos soluções inovadoras, criativas e teremos uma chance maior de superação.

Precisamos nos concentrar nas nossas melhores competências, pois com certeza serão elas que nos ajudarão. Não é hora de corrigir aquelas coisas que gostaríamos de melhorar, ou pelo menos colocar mais foco, mas sim alavancarmos mais aquelas que já nos destacamos. O potencial para aprimorar mais e de forma mais rápida, está na decisão.

Eu me recordo quando comecei a minha carreira em Recursos Humanos, que as empresas gastavam rios de dinheiro em treinamento para melhorarem os pontos fracos das pessoas. Até que um belo dia um desses gurus de desenvolvimento de pessoas disse: As empresas têm que concentrar os esforços nas competências que já são boas das pessoas. A razão é simples. É muito mais fácil melhorar uma competência que já é boa, e tem potencial para melhorar, do que corrigir um gap com baixo potencial de melhora.

Se acreditarmos que isso faz sentido, nos momentos mais difíceis e desafiadores da nossa vida devemos também usar este conceito. Se busco um novo emprego porque fui demitido ou quero uma nova oportunidade de carreira, será muito mais fácil se eu me concentrar naquilo que eu já me destaco. É comum as pessoas, nestes momentos, quererem mudar de área, de setor, etc., onde muitas vezes não têm as suas melhores competências ou experiências. O resultado comumente, é a demora ser muito maior do que se espera, ou até mesmo muito difícil de conseguir êxito com esta decisão.

Da mesma forma aquelas pessoas que têm um pequeno ou médio negócio, quando vem uma crise econômica pensam em mudar de ramo, fazer outra atividade. Geralmente esta decisão não está relacionada com as suas melhores competências ou potencialidades. A possibilidade de sucesso é muito maior se a pessoa se concentrar naquilo que melhor sabe fazer. O que ela precisa é fazer bem ou de forma excelente, o que já faz, buscando inovação, criatividade e tendo atitudes firmes e positivas para superar os momentos desafiadores.

Mudar é bom e as vezes muito necessário, mas tem que ser feito de forma consciente e pensada para não mudar só por mudar. Especialmente se a mudança passa longe das melhores competências e potencialidade que temos. Não podemos desprezar o que a vida nos dá como a experiência, inteligência e potencial de desenvolvimento.

Isso também vale para nosso comportamento e personalidade. Temos que alavancar caminhos mais sensatos, levando isso em consideração. Se tenho um perfil mais contido, não adianta eu querer fazer algo que requer uma personalidade mais extrovertida e vice-versa. O risco de dar errado é muito maior. Em resumo, se nos concentrarmos nas nossas maiores fortalezas, e utilizarmos todo o nosso potencial fazendo mais e melhor, certamente teremos maiores chances de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário