sexta-feira, 6 de novembro de 2015

QUEM NÃO TEM VISÃO HISTÓRICA, TEM VISÃO HISTÉRICA

QUEM NÃO TEM VISÃO HISTÓRICA, TEM VISÃO HISTÉRICA
Vivemos hoje um momento no Brasil onde parece que o fim do mundo está próximo. As notícias nos jornais e na televisão nos deixam apavorados, pois como sabemos, notícia ruim é que gera curiosidade e por consequência, é a que vende. Longe de querer minimizar a situação atual, pois todo o dia escuto algum amigo ou amigo do amigo que foi demitido por redução do quadro na empresa.
Fora os colegas que a toda hora cogitam e falam do desejo de sair, para trabalhar fora do Brasil. Fica claro que, obviamente, este não é o Brasil que queremos, mas também nunca será se os bons Brasileiros decidirem ir embora. Essa é aquela hora em que todos têm que estar juntos para trabalharmos em prol do Brasil que queremos e desejamos para nós e para a nossa família e amigos.

Todos os Países, em maior ou menor grau passam por dificuldades. Algumas dessas situações são possíveis de se entender e outras parecem muito complicadas e por vezes, irracionais. É só analisarmos o que aconteceu na Europa na 1ª e 2ª Guerras mundiais, onde muita gente morreu, e muita gente teve que fugir largando para trás tudo o que tinha, inclusive a sua própria história. Outro bom exemplo das irracionalidades humana são os conflitos no Oriente Médio. As pessoas se matam em nome de Deus. Emociona ver as reportagens dos refugiados, tentando escapar como podem da Síria. Fora a má vontade dos Países Europeus em dar abrigo a essas pessoas que perderam tudo. Como a memória do ser humano é curta, os Europeus já esqueceram o que sofreram em outros tempos.

Do ponto de vista econômico, a população da Europa no período das guerras, sofreu com a carência de tudo, não só de emprego, mas de comida, de saúde, e muitas outras coisas. Estamos falando de pouco mais de 70 anos, ou seja, em termos históricos, foi outro dia. A Alemanha, por incrível que pareça, foi um dos Países que teve uma das maiores inflações que se tem conhecimento, a ponto de um preço que se combinava pela manhã ter que ser reajustado à tarde.

As desvantagens dos Países Europeus é que possuem uma população mais velha, que já têm um padrão alto de consumo. Portanto as oportunidades de crescimento econômico são muito mais reduzidas do que os Países com uma população mais jovem, como por exemplo o Brasil. Fora que um País como o nosso ainda tem uma grande parte da população com um nível muito baixo de consumo. Basta melhorar um pouco a renda desta população para sentirmos um grande impacto na economia. Só que, infelizmente, isso tem que ocorrer de forma gradual, para que a economia e a renda caminhem juntas, caso contrário correremos sérios riscos de ter a inflação de volta. O fato que é um problema “bom”, pois existe ainda muito potencial para crescer.

Um fenômeno mundial dos momentos de turbulência é o desemprego. A equação é simples, entretanto gera um círculo vicioso. O desaquecimento da Economia provoca queda no consumo, este por outro lado provoca a queda na produção, que desemboca no corte de empregos. Com a queda nos empregos cai a renda, que gera menos consumo, que gera menos produção, e assim vai se repetindo este ciclo. A sensação é muito ruim, mas ela não fica para sempre. Em algum momento este ciclo é interrompido, com novos investimentos, com a volta do crescimento do mercado, que por sua vez acaba gerando novamente mais empregos, mais renda, mais consumo e mais produção. Neste caso voltamos a ter círculo virtuoso, e não mais o vicioso....

Como as pessoas podem se preparar para lidar com estes momentos difíceis? A resposta é: guardando uma parte da sua renda (poupança), para utilizar nestes momentos de dificuldades momentâneas. Quem perdeu o emprego e recebeu algum dinheiro de indenização, deve utilizá-lo de forma bem criteriosa e econômica. Se todos nós tivermos o hábito de fazer uma reserva para os tempos difíceis, que certamente ocorrerão, ficará mais fácil para lidar com a situação.

Resumindo, não há bem que nunca se acabe e nem mal que dure para sempre... Se tivermos uma visão histórica do que aconteceu com os Países, com as empresas, com as famílias, certamente escaparemos da armadilha de termos um visão histérica da situação. O que não nos ajuda em nada.
Vamos lutar para termos o Brasil que queremos e não este Brasil de hoje... Se fizermos isso, certamente teremos um País melhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário