terça-feira, 20 de outubro de 2015

PROTAGONISTA: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

PROTAGONISTA: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Nos últimos tempos tenho participado de vários eventos de Gestão de Pessoas/ RH e a palavrinha mágica “protagonismo”, tem sido muito utilizada. Isso me fez refletir sobre este tema. Até pouco tempo atrás ouvíamos muito esta palavra nos meios culturais e artísticos. Por exemplo, “O protagonista desta novela é fulano. Aquele outro é apenas coadjuvante”. O termo “protagonista” passou a ser cada vez mais empregado nos meios empresarias e gerenciais.
Foi isso o que me fez pensar: porque será que isso está acontecendo? Ouvi alguns CEOs de grandes empresas empregando este termo, como solução para se sair da crise que vivenciamos no Brasil. Vi alguns outros colegas usando estes termos para algumas pessoas que estão em transição de carreira, e assim por diante.

Pensando bem, faz mesmo todo sentido. Se desejamos alcançar os nossos objetivos profissionais ou pessoais, ou até mesmo lidar com alguns problemas que possamos estar enfrentando, só tem um jeito: sendo os protagonistas das ações e soluções dos nossos desafios e problemas. Ninguém irá fazer isso melhor do que nós mesmos. Não dá para ser apenas coadjuvante, embora existam muitas pessoas que se posicionam dessa maneira ao longo da sua vida. Se queremos de fato crescer profissionalmente, pessoalmente precisamos assumir um papel de protagonistas da nossa história, no sentido mais amplo da palavra.

Se observarmos as pessoas vencedoras à nossa volta, vamos perceber que um comportamento comum entre elas é serem as criadoras das suas histórias. Buscam caminhos onde outras pessoas não passaram. Enfrentam as dificuldades com a cabeça erguida, com um sentimento de que irão vencer os obstáculos. Parece que nada pode detê-los na realização dos seus projetos e sonhos. As crises são apenas oportunidades para exercitarem mais o seu papel principal em busca de soluções.
Partindo desta premissa, não poderia deixar de pensar nos problemas que estamos enfrentando no Brasil, que impactam diretamente as empresas, as organizações e claro, todas as pessoas. Noto que algumas empresas estão se saindo melhor do que outras. A minha avaliação é que aquelas que estão buscando criar oportunidades, inovar ou ser intérprete na busca de uma solução ou novo caminho, estão se dando bem. Não adotaram uma postura de apenas coadjuvante da situação, esperando que algum milagre aconteça, e que por conta disso tudo irá melhorar.

Noto que algumas pessoas que estão buscando também uma nova oportunidade de trabalho, o que no momento não está fácil, mas que também têm o perfil de protagonistas das suas vidas, estão enfrentando melhor esta situação momentânea de dificuldades. Elas vão atrás de oportunidades, de uma forma mais focada, inovadora, utilizando vários caminhos que os levem a encontrar uma nova oportunidade de trabalho. Sabem que somente correndo atrás, fazendo contatos e sendo criativas conseguirão atingir os seus objetivos. Não ficam esperando que a conjuntura seja favorável. Esta postura também faz com elas fortaleçam a sua autoestima, o que facilita o enfrentamento das dificuldades.

Penso que, se todos no Brasil, neste momento complicado que estamos vivendo do ponto de vista econômico e político, adotarem uma postura de protagonista e fizerem a sua parte, ajudarão muito a encontramos uma saída para esta situação. De nada adianta ficarmos apenas numa postura crítica, e cada um no seu mundinho particular esperando que algo aconteça para as coisas melhorarem.
Só sairemos desta crise, com uma atitude positiva em busca de novos caminhos e soluções. É muito mais fácil falar do que fazer, mas aí está o verdadeiro protagonismo. É sairmos das conversas negativas, com os amigos, nas redes sociais, e partirmos para fazer algo que possa de alguma forma melhorar a nossa vida, seja do ponto de vista pessoal como profissional. Conheci alguns empreendedores que decidiram criar um negócio exatamente no momento em que perderam o seu emprego. Tenho certeza de que muitos conhecem histórias como essa... Elas não se conformaram em ficar esperando por oportunidades. Decidiram ir à luta e serem protagonistas de suas próprias histórias....e sabe o que mais? Tiveram muito sucesso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário