quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O QUE O RH PODE FAZER EM 2015 PARA APOIAR OS NEGÓCIOS?


Todos sabemos que 2015 será um ano muito desafiador do ponto de vista dos negócios. As estatísticas econômicas têm mostrado que as Economias estão crescendo  pouco, ou muito abaixo do esperado,  especialmente nos países emergentes.  No Brasil particularmente, a nossa Economia está praticamente parada com um crescimento do PIB muito próximo de 0 a 1%, o que é muito baixo para um País com a nossa potencialidade. Para complicar, no próximo ano será necessário que o Governo tome algumas decisões econômicas difíceis, para poder arrumar a casa, abaixar a inflação e fazer o país voltar a crescer. O que talvez ocorra só em 2016/17, a depender do cenário externo.
Com este panorama pela frente, dificilmente as empresas escaparão de fazer ajustes,  e tomar providências de cautela e prevenção para preservar o seu negócio. Dentro dessas medidas possivelmente elas terão que focar nos seguintes pontos:
1-    Rever as suas estruturas de custos e despesas

2-    Avaliar a rentabilidade do portfolio de produtos

3-    Fazer uma gestão do caixa mais rigoroso

4-    Reduzir custos e despesas que não agregam valor

5-    Avaliar a estrutura organizacional vis a vis à necessidade do negócio

6-    Ser mais rigoroso nos investimentos em Marketing, com foco no curto prazo

7-    Aumentar o esforço de vendas, selecionando nichos, regiões, mercados, etc

8-    Ser mais rigoroso nas negociações com fornecedores

9-    Aumentar prazo de pagamentos e negociar preços e prazos de vendas

10- Avaliar e administrar de forma mais eficiente as despesas financeiras, e tributárias
Não necessariamente terão que tomar todas essas decisões de negócios, mas sejam quais forem, terão impacto direto na gestão, na organização e nas pessoas. Como popularmente dizemos, não é possível fazer omelete sem quebrar os ovos. As empresas terão que fazer ajustes no curto prazo para fazer frente aos desafios que a Economia irá apresentar no ano de 2015.  Não há nada de especial nisso, mas são ajustes que de tempos em tempos são necessários para adequar o negócio aos ciclos econômicos. Portanto nada de pânico, mas sim foco nas coisas que irão agregar mais valor ao negócio.
Do ponto de vista de Gestão de Recursos Humanos este cenário também vai requerer algumas medidas e decisões para apoiar a empresa na melhoria do resultado do negócio. Partindo que a premissa econômica acima esteja correta, e que as empresas terão que fazer ajustes, seguem algumas sugestões do ponto de vista de Recursos Humanos:
1-    Avaliar a estrutura organizacional frente à demanda dos negócios

2-    Ser mais rigoroso na reposição e na criação de vagas de trabalho

3-    Buscar sinergias e oportunidades de redução de custo e despesas

4-    Avaliar e, se possível, negociar preços com os prestadores de serviços

5-    Administrar de forma rigorosa a política de salários

6-    Ser mais eficiente no gerenciamento do desempenho

7-    Assegurar que as metas e objetivos estejam bem feitas e desafiadoras

8-    Se possível, criar incentivos para aumentar as vendas e reduzir os custos e despesas

9-    Apoiar e ajudar a Liderança na Gestão de Pessoas

10- Melhorar a comunicação gerando mais engajamento e foco nas pessoas
A Gestão de Pessoas precisa ter um alinhamento direto com a Gestão dos Negócios. Assim como numa estrada que tem neblina é preciso usar o farol baixo e diminuir a velocidade, neste momento é preciso ter uma visão de curto prazo. Quando a neblina se dissipar, ou seja, quando a economia melhorar, aí sim será a hora de colocar a luz alta, e dar velocidade ao carro, ou nos projetos de longo prazo. As empresas que souberem fazer isso de forma natural e adequada se sairão bem. Como dizia Charles Darwin, não são os maiores e os mais fortes que sobrevivem, mas os que têm maior capacidade de adaptação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário