À medida que o indivíduo progride na sua carreira profissional ou na sua
atividade empreendedora com um envolvimento maior de outras pessoas, ela
precisa saber como delegar certas atividades. Parece simples e lógico este
fato, mas muitos têm dificuldade de fazer isso da forma correta.
Delegar faz parte da construção de um time, porém é muito tentador a
pessoa continuar querendo atuar naquelas coisas que ela tem domínio no seu
trabalho. Entretanto, se continuar fazendo e executando essas atividades,
deixará de fazer outras de maior responsabilidade que lhe foram atribuídas.
No papel de liderança existem alguns sinais de alerta que indicam
problemas ou dificuldades no processo de delegação como segue:
- Sua caixa de entrada de e-mail está sempre cheia?
- Você intervém em tarefas delegadas ao seu time?
- Você costuma refazer o trabalho realizado pela sua equipe?
- Você não tem confiança de que o seu time fará o trabalho com a mesma
qualidade que você?
Esses são alguns sintomas de que é preciso trabalhar o processo de delegação
para que o trabalho possa fluir com mais qualidade e velocidade. A centralização
prejudica a tomada de decisão e dificulta o aumento da produtividade, uma vez
que poucas tarefas serão realizas num determinado período de tempo. A delegação
dentro de uma organização, quando é bem feita, faz com que a empresa acelere o
seu processo de tomada de decisão e aumente, de forma significativa, a sua
produtividade. Além disso, faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas.
A delegação é um processo e para ser bem realizada deve seguir alguns
passos conforme segue:
1- Esclarecer a
finalidade para a delegação
2- Determinar e
identificar as tarefas que se deseja delegar
3- Descrever a
tarefa de maneira clara
4- Ter
conhecimento das delegações que não são aconselháveis
5- Saber quais as
habilidades e capacidades serão necessárias
6- Dar a tarefa
para a pessoa certa
7- Saber se é
necessário treinamento
8- Determinar o
nível de autoridade
9- Dar apoio e
coaching
10- Definir os
parâmetros de acompanhamento e feedback
Como podemos observar, o processo de delegação não é algo tão simples
como muitas vezes imaginamos. Ele envolve uma série de etapas e preparação para
que seja bem feito. Determinar o nível de autonomia das pessoas numa
organização, é fundamental para que os resultados sejam alcançados de forma
correta e produtiva. Há muita liderança nas organizações que ao invés de
delegar, acabam “delargando” e os resultados são os piores possíveis.
Neste processo de delegação, a comunicação é chave. As pessoas precisam
saber claramente sobre as tarefas delegadas, as suas responsabilidades e o seu
grau de autonomia no processo de decisão. Por outro lado, o líder que delegou
precisa informar a todos na organização, fazer o acompanhamento correto e se
colocar sempre à disposição para ajudar nesta continuação.
A delegação contribui para distribuir melhor a carga de trabalho na empresa,
bem como ajuda as pessoas a desenvolverem novas capacitações e terem mais
visibilidade. É um processo ganha-ganha, onde a corporação se beneficia do
resultado e as pessoas sentem mais satisfação no trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário