O processo de avaliação de Desempenho, é o contrato entre o Líder e o Liderado, cujo propósito é alinhar as metas e objetivos individuais com as metas e objetivos de negócios. A maioria das empresas mais organizadas têm um processo estruturado e que se repete anualmente. Este processo ajuda as pessoas a terem foco e selecionarem as prioridades que precisam trabalhar ao longo de um período de tempo.
Os principais objetivos deste processo são:
Alinhar as competências individuais às competências organizacionais;
Alinhar e fortalecer planejamento estratégico da área e da empresa em relação às metas e expectativas individuais;
Criar uma cultura de troca de feedback e o diálogo franco;
Identificar necessidades de treinamento e capacitação;
Identificar o colaborador com potencial para futura promoção;
Planejar e avaliar os resultados das metas estabelecidas.
De um modo geral poderíamos definir os seguintes benefícios deste processo
Para o Colaborador :
Saber que não está sendo esquecido e que a Empresa possui critérios justos nas medidas que toma em relação aos seus colaboradores, ou seja, nos processos de promoção, transferência ou progressão salarial;
Conhecer suas qualidades e deficiências e encontrar maior facilidade para se desenvolver, pois terá orientação e treinamento necessaries;
Conhecer a sua posição na Empresa e mostrar quais as suas possibilidades de ascensão profissional.
Para o Líder :
Acompanhar o trabalho do colaborador visando o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.
Conhecer melhor a atividade de seus colaboradores, só assim o Gestor terá condições de desenvolver cada vez mais sua equipe e melhorar relacionamento.
Definir o grau de contribuição de cada colaborador;
Identificar os colaboradores que precisam de treinamento.
Para Empresa:
Conhecer o potencial dos colaboradores através das informações obtidas no processo;
Planejar adequadamente a utilização dos recursos humanos consequentemente, refletira na produtividade da Empresa;
Possibilitar oportunidade de desenvolvimento ao colaborador;
Levantar necessidades de treinamento;
Verificar a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Contribuir para a melhoria das relações interpessoais e aperfeiçoamento dos canais de comunicação.
Feliz Ano Velho: Tempo de avaliar o ano.....
No final de cada ano se dá o início do processo de Avaliação de Desempenho dos colaboradores. Muitas vezes este processo, pela sua natureza e complexidade, se estende até o início do ano seguinte. Um formato muito utilizado é o Líder pedir para o Liderado elaborar sua auto avaliação para uma discussão. Após esta reunião o Líder elabora a sua própria avaliação, valida com o seu Liderado e finaliza o processo.
Quando existe um processo bem estruturado e as metas são bem definidas, esta discussão de Avaliação de Desempenho deve transcorrer de forma produtiva e objetiva. Além de avaliar os resultados produzidos pelo colaborador, este momento dever ser utilizado para identificar eventuais gaps de competências que precisam ser melhorados e corrigidos para o próximo período. Portanto, deve ser uma conversa construtiva e motivacional para que estimule o Liderado a produzir ainda mais e melhor no próximo ano.
Este ciclo se repete todos os anos e ajuda tanto as pessoas como as organizações a melhorarem o seu desempenho de forma continua. Ao contrario do que muitas vezes pensamos, este não é um processo para punir, mas sim para estimular as pessoas a contribuirem com o máximo do seu potencial.
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