Ao longo da minha vida
profissional eu percebi que aquelas pessoas que tinham mais facilidade para
trabalhar em time, eram as que acabavam tendo mais sucesso. As empresas de um
modo geral, sejam pequenas ou grandes, dependem muito de como os seus
profissionais conseguem combinar o seu desempenho individual, com a sua
contribuição para o resultado coletivo. As áreas das organizações, estão muito
interconectadas o que obriga as pessoas a desenvolverem suas competências para
trabalharem em time. Vocês podem estar perguntando: Quais são essas habilidades
críticas para se trabalhar bem em time e ter sucesso? Aí vão algumas dicas para lhe ajudar nesta
tarefa:
SABER OUVIR
Parece simples, mas não é. Estou
falando de desenvolver uma “escuta ativa”, que tem a ver com entender
claramente o que o outro está falando, como ele pensa, e o que de fato está comunicando. Quais são os pontos que devemos desenvolver
para melhor praticar a escuta ativa? Seguem algumas informações que podem
ajudar:
- Ouvir sem interromper com frequência
- Evitar julgar prematuramente
- Ouvir com atenção
- Aceitar o argumento do outro
- Ter paciência para aguardar a finalização da
conversa
INFLUENCIAR
Esta é outra competência que,
quem trabalha em time tem muito bem desenvolvida. Não é fácil a gente conseguir
influenciar outras pessoas, especialmente no ambiente de trabalho, quando
muitas discussões estão rolando. A nossa postura muitas vezes vai na direção
contrária, ou seja, muitas vezes queremos
impor as nossas ideias e vontades, e ao final percebe-se que a coisa não
funciona deste jeito. Para se conseguir influenciar corretamente as outras
pessoas, é necessário desenvolver a nossa capacidade de persuasão. Quais são os
pontos de devemos desenvolver para
aumentarmos a nossa capacidade de persuasão? Algumas dicas para você refletir:
- Simpatia – É a capacidade de fazer as pessoas
gostarem de nós, e sentirem que
gostamos delas
- Reciprocidade – Devemos retribuir as colaborações e
os favores que
recebemos
- Comportamento Social – Nossa capacidade de
desenvolver o senso de
pertencer
- Compromisso e coerência – A capacidade de
alinhamento com os outros
- Autoridade – A demonstração de que dominamos um
determinado assunto
- Escassez – A referência que temos algo que é escasso
num time
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Poderíamos traduzir esta
competência em “Comportamentos” desejados para uma pessoa trabalhar bem em
time. Existe uma máxima em Gestão de Pessoas que é: “Contratamos por Competência e Demitimos por Comportamento”.
Infelizmente é isto mesmo que ocorre na prática. As pessoas acabam não tendo
sucesso nas suas carreiras muito mais por comportamentos inadequados do que por
falta de competências propriamente ditas. Em se tratando de trabalhar em time,
esta máxima se revela ainda muito maior.
A pergunta é : Quais são os pontos críticos da competência interpessoal?
Aí vão algumas orientações:
- Autoconhecimento – Conhecer as suas fortalezas e
áreas de
desenvolvimento
- Empatia – A capacidade de se colocar no lugar do
outro
- Assertividade – Habilidade de expressar pensamentos
e sentimentos de
forma clara e
honesta, sem agredir o outro
- Responsabilidade – Ser protagonista das suas ações e
não apenas das
ações dos
outros, e com isso, contribuindo para time
Existem muitas outras
competências e comportamentos que precisamos ter e demonstrar para trabalharmos
e termos sucesso no trabalho de time. Como por exemplo, compartilhar
conhecimento, experiências, ajudar outras pessoas que fazem parte da equipe,
respeitar as posições e os pensamentos dos outros, e participar ativamente para
o sucesso do coletivo. Quanto mais refletirmos a respeito das competências e
comportamentos que devemos desenvolver, maiores serão as nossas chances de
sucesso profissional, num mundo que funciona interconectado e em redes.
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