Um dos maiores desafios na carreira dos
profissionais é quando estes são promovidos para uma posição de Liderança. Muitas
vezes sonhamos com o “bônus” da função, mas não avaliamos bem o “ônus” que vem
junto com esta responsabilidade.
Para ajudar nesta reflexão eu gostaria
de compartilhar com vocês algumas visões que eu considero importante para
aqueles que já se tornaram Gestores, ou estão a caminho de se tornarem um
deles. Vejamos então alguns conceitos que possam nos ajudar nesta reflexão.
O Gestor ou Líder é aquele que consegue
ter um ótimo balanço entre gestão de pessoas e gestão de resultados, além de
conseguir dar significado ao trabalho das pessoas. Ele identifica necessidades
e sonhos de indivíduos e grupos. Sua ação transforma a “visão” da empresa em
uma ideia a ser perseguida, desejada, querida por aqueles que nela atuam. O
grande problema das empresas hoje é a pressão por resultados, que é muito
grande. Então a maioria das lideranças fica focada nos números, no negócio, e
pouco em gestão de pessoas.
O bom Gestor consegue fazer um balanço
entre cuidar do negócio e das pessoas. É
aquele que está presente, que conhece seus liderados, que conhece as
aspirações de cada um, busca ajuda-los no desenvolvimento, e é “inspiracional”. Através da sua visão leva
as pessoas a pensarem na empresa, no futuro, na construção do negócio, e com
isso acaba sendo um líder inspirador.
É um indivíduo que comunica de forma
engajadora. Engajar é unir pessoas em torno de um objetivo comum. E por que
isso é importante hoje? Para você atingir os desafios de negócios, os resultados
que as empresas precisam, não basta que as pessoas estejam na empresa. Elas
precisam estar engajadas, para mudar a estratégia, fazer coisas muito rápidas e
isso só se consegue fazer se todos estiverem juntos e engajados.
O Gestor precisa desenvolver novas competências
e valores que irão nortear o desempenho e o comportamento da sua equipe.
Precisa assegurar que as pessoas compreendam os valores organizacionais que
fazem parte da cultura da empresa. Abaixo alguns exemplos de competências e
valores organizacionais:
COMPETÊNCIAS
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VALORES
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Liderar Estrategicamente
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Confiança no Ser Humano
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Dar Direcionamento
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Comunicação Direta
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Promover Alinhamento
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Oportunidades Iguais
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Estimular o Desempenho
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Parceiro do Cliente
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Energizar Pessoas
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Ética e Integridade
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Desenvolver Pessoas
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Respeito Amplo
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Ter Habilidade Política
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Inclusão
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Criar senso de Visão e Propósito
|
Transparência
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Ter Habilidade Administrativa
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Humildade
|
Liderar
Estrategicamente:
traduzir a estratégia da empresa em ações a serem realizadas;
Dar
Direcionamento: falar para as
pessoas para onde a equipe deve ir;
Promover
Alinhamento: alinhar a equipe,
trazer todo mundo remando para o mesmo lado, mesmo objetivo;
Estimular
o Desempenho: animador de
desempenho, encontrar em cada pessoa a sua qualidade e potencial para
transformar em desempenho, ser um estimulador.
Energizar
Pessoas: O Gestor é um
comunicador por natureza, que gera energia no time, e sabe gerar um bom
ambiente na equipe;
Desenvolver
Pessoas: Para o Gestor é
fundamental ser coach - desenvolver pessoas, saber os gaps que cada um tem e como trabalhar esses gaps;
Ter
Habilidade Política:
habilidade política é diferente de fazer politicagem. Ter habilidade política é
saber quais guerras vale a pena enfrentar. Consegue conquistar terreno,
consegue dar importância para a área, faz a área ser valorizada dentro da
empresa, tem prestígio.
Criar
Senso de Visão e Propósito: O Gestor
é uma pessoa visionária, que sempre está
olhando o futuro. Ele tem que ter a capacidade de transformar aquilo que lidera
na coisa mais importante dentro da empresa. E transmite isso para os liderados
Ter
Habilidade Administrativa: O bom Gestor
tem que saber parar e cumprir as exigências administrativas da empresa. Deve
cumprir aquelas coisas que toda empresa tem: estabelecer metas, formalidades,
etc.
Confiança
no Ser Humano: onde não há
confiança não há possibilidade nenhuma de se trabalhar conjuntamente, ou de se
organizar. Confiança no ser humano é acreditar nos seus liderados, ter
confiança que essas pessoas podem melhorar seu desempenho, que elas possam ir
além do que acreditam. Confiança no ser humano é um valor importante.
Comunicação
Direta: é não ter agenda
escondida. Olho no olho, é o líder que fala as coisas boas e fala as coisas não
tão boas, mas que precisam ser faladas. É a segurança do liderado de que não existe nada
oculto, e que ele não vai receber feedback através de terceiros.
Oportunidades
Iguais: o Gestor tem que
valorizar oportunidades iguais e não tratamentos iguais. Todo mundo tem a mesma
oportunidade, quem se destacar, quem tiver uma performance melhor ou quem tiver um potencial melhor, vai ter
tratamento desigual. Mas todos terão oportunidades iguais. Isso é um valor
importante para engajar as pessoas.
Parceiro
do Cliente: é um valor que o Gestor
tem que passar para as pessoas. A razão da existência de uma empresa é o
cliente, afinal é ele quem paga a conta. O sentido de servir ao usuário é
altamente engajador, fazer com que as pessoas pensem: nossa principal motivação
é servir ao cliente. Fazendo isso, trazemos de volta o resultado.
Ética e
Integridade: é um valor
universal, mas extremamente importante. Não vale qualquer coisa, nós vamos
fazer negócio dentro da ética, de princípios, de forma íntegra. O produto bom é
aquele que vai para o cliente que volta. Temos que passar essa mensagem, e isso
só é feito quando você age com integridade e ética.
Respeito
Amplo: respeito à
cidadania, as pessoas que trabalham na organização, ao meio ambiente, pela
autoridade formal existente, às leis. É a deferência na forma mais ampla que
possamos imaginar. Não é só respeito pelo meio ambiente, é respeito ao cidadão.
Inclusão:. Temos que ter inclusão na empresa e nisso entra: homens,
mulheres, negros, orientais, jovens, de escolas de primeira linha e de escolas
não tão boas. Quando você tem um grupo heterogêneo, onde há inclusão de vários
segmentos, de raça, origem, etc, a diversidade de pensamento é o que traz as várias
formas de ser. A inclusão, além de ser social é uma questão vital para o
negócio pois traz pontos de vista diferentes.
Transparência é um valor
muito importante. OGestor que lidera um time tem que demonstrar que existe
transparência em tudo o que se faz. Ou seja, as coisas são abertas, existe
comunicação direta – aqui ninguém vai ser surpreendido com nada. As pessoas
terão feedbacks reais, verdadeiros e
honestos.
Humildade é um valor agregador.
O líder tem que ter humildade de mostrar para as pessoas que ele não sabe tudo.
Tem que ter humildade de mudar, de admitir que alguém da equipe tem uma ideia
melhor, sem querer fazer o seu pensamento prevalecer, somente por ser o líder.
Em resumo, poderíamos definir que é a
liderança que dá significado às pessoas e aos negócios.
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