quarta-feira, 21 de março de 2018

ESTOU PRONTO, MAS NÃO CONSIGO SER PROMOVIDO


Muitas vezes me deparei e me deparo com pessoas que comentam isso comigo. Eu me graduei, fiz MBA, especialização, fui para fora para aperfeiçoar o meu Inglês e nada da minha promoção sair. Naturalmente o pessoal mais jovem, tem uma expectativa mais curta para serem promovidos, o que acaba criando um grande problema para as empresas para retê-los. Num momento que a economia está mais desacelerada, ainda se consegue mantê-los, mas é só as coisas mudarem e as organizações vão ter problemas para segurar essa galera.

Algumas coisas são importantes para que a gente reflita e entenda o mecanismo de promoção nas empresas. Estar preparado é o ticket de entrada para poder ser considerado para uma promoção, entretanto existem vários outros fatores que estão ou não sob o controle das pessoas. Tudo deve começar com um alinhamento das expectativas entre a pessoa e a organização. Uma boa conversa com o Líder e com a área de RH, pode ajudar muito nesta calibração da expectativa.

Como eu falei estar preparado profissionalmente é o ponto de partida. O outro fator crítico para a promoção é demonstrar que tem potencial para fazer mais do que está fazendo. Este potencial tem que ser demonstrado antes da promoção e não após. Nenhuma empresa irá promover alguém, para depois avaliar se aquela pessoa tem o potencial para a nova função. Claro, tem exceções e empresas que arriscam mesmo sem ter uma análise mais profunda da pessoa. Em muitos casos acaba dando errado a promoção. Vale lembrar que tudo isso custa dinheiro.

Outro fator crítico para uma promoção é o resultado do desempenho da pessoa na função atual. Para que alguém seja considerado para assumir mais responsabilidades tem que entregar muito bons resultados na função em que está no momento. Tem muita gente bem preparada, mas que na hora de entregar os resultados não conseguem chegar lá ou atender as expectativas da empresa. Portanto performar acima da média é um sinal claro que aquela pessoa está sobrando na função atual, e pode assumir mais responsabilidades numa função maior. Vale lembrar que numa organização existem várias pessoas competindo para essas promoções, o que complica ainda mais esta disputa.

Outro componente importante para ser promovido tem a ver com as competências comportamentais. Muitas pessoas demonstram ter competências técnicas, excelente desempenho, mas muitas vezes tem o comportamento e a atitude inadequada para seguir crescendo no trabalho. Boa comunicação, saber trabalhar em time, saber lidar com a ambiguidade, ser flexível, ter um excelente equilíbrio emocional são fatores críticos para crescer na carreira. Num nível inicial da carreira, quando se está crescendo em funções mais técnicas, estes fatores muitas vezes não são tão relevantes. Entretanto a medida que a pessoa vai subindo na hierarquia e começa a despontar os cargos de Liderança, estes fatores passarão a ser críticos para os próximos passos.

Vamos assumir agora que a pessoa está preparada academicamente, investiu em formações adicionais como MBA, especializações, idiomas, etc. Tem tido um desempenho acima da média, e consistente ao longo de alguns anos. Demonstra ter além das competências técnicas, as competências comportamentais, e tem potencial para assumir posições de maior relevância. Mesmo assim porque ainda não foi promovida?

No mundo ideal deveria ser quase automática a promoção desta pessoa. Até porque uma pessoa talentosa em que a empresa investiu ao longo do tempo, obviamente não vai querer perde-la para o mercado. E pior ainda, pode perde-la para a concorrência. Ocorre que muitas vezes embora a pessoa esteja totalmente preparada para promoção, a empresa tem limitações organizacionais. Em outras palavras a próxima posição ainda está ocupada por alguém e a empresa não pode ficar criando funções simplesmente para fazer a promoção. A racionalidade econômica não permite que as empresas criem funções e com isso adicionem custos na sua estrutura para absorver as pessoas que já estão preparadas. Por esta e algumas outras razões, que muitas vezes as pessoas ficam frustradas porque apesar de estarem preparadas, não conseguem ser promovidas no tempo que gostaria.

Se o profissional tiver entendimento desta situação, e a sua liderança tiver um bom diálogo com a pessoa, e for apenas uma questão de tempo a nova promoção, certamente uma pessoa comprometida e talentosa saberá esperar o seu momento. Caso isso não ocorra há grandes chances que este profissional irá buscar uma oportunidade fora da organização. Por esta razão é crítico que as empresas preparem os seus líderes para terem diálogos de carreira com as pessoas, para mantê-las engajadas com a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário