quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O QUE VALE MAIS NA CARREIRA? BUSCAR OU AGARRAR A OPORTUNIDADE....

Se alguém me fizer essa pergunta, terei dificuldade em responder objetivamente. Eu tenderia dizer que as duas coisas são relevantes, mas na vida real, as coisas podem ser um pouco diferentes. Quantas vezes vemos pessoas que buscam e lutam por uma oportunidade e nada acontece? Isso me fez refletir a respeito do que é mais importante em se tratando de carreira: correr atrás dos sonhos, ou ficar atento para não perder as oportunidades que aparecem?

Nestes muitos anos trabalhando em gestão de pessoas notei algumas coisas que, de alguma forma, contrariam o conceito para se ter sucesso na carreira. Então tentarei resumir a minha visão em relação a este assunto:

1-   PREPARAÇÃO – Assim como na agricultura é preciso preparar a terra, adubar, plantar e só então poder colher, na carreira também ocorre algo parecido. É importante a pessoa se preparar ao máximo, do ponto de vista acadêmico e profissional para ser competitivo no mercado de trabalho. Não adianta achar que mandando uma pilha de CV ou falando com muitas pessoas, será suficiente. Não dá para vender uma mercadoria se ela não for boa ou muito bem elaborada. As vezes recebo alguns CVs indicados por amigos ou familiares, que não me permitem ajudar, devido ao despreparo.

2-   CONSTRUÇÃO – A carreira também se assemelha muito a uma obra. Quando se constrói uma moradia, é preciso encontrar um bom terreno, ou se necessário, fazer alguma preparação, etc. É indicado fazer um bom projeto, uma boa planta, para só depois começar a construção propriamente dita. O projeto de construção tem que, obrigatoriamente, passar por várias fases, desde o alicerce, paredes, telhado, hidráulica, elétrica até chegar ao acabamento. Usando esta analogia para a carreira, todas essas etapas são também válidas. O indivíduo precisa estar preparado para adquirir conhecimentos e experiências, e a partir de um alicerce profissional e pessoal bem feito, será possível seguir na construção de uma carreira sólida e com potencial de sucesso.

3-   UTILIZAÇÃO - Assim como na agricultura ou mesmo na construção, uma vez cumprida todas a etapas que mencionamos, a pessoa pode começar a usufruir do resultado. Não dá para cortar caminho em nenhuma dessas situações e nem mesmo na carreira, para alcançar o maior potencial e retorno do investimento realizado. A composição: preparo acadêmico, tecnológico, experiências, projetos e paixão, aplicados na prática, fará com que a pessoa fique cada vez mais preparada para as oportunidades profissionais.

O que me surpreendeu ao longo da minha vida profissional em gestão de pessoas, é que eu achava que depois de todo este preparo, bastava correr atrás da oportunidade e pronto. Isso é muito importante e crítico, mas o que notei é que a oportunidade é quem busca o seu candidato. Pode parecer estranha esta inversão, mas foi isso o que eu mais constatei acompanhando o desenvolvimento e o crescimento profissional de muitas pessoas. Vi muitas delas correndo atrás das oportunidades embora não conseguissem alcançar os seus objetivos. Existem várias razões, mas a principal, muitas vezes, tinha a ver com capacitação, preparação, e se tornar um “produto” desejado.

Quando a pessoa se prepara profissionalmente e pessoalmente, no sentido mais amplo, ela se torna um “produto” cobiçado por muitos. Se expor no mercado ou dentro de uma organização em busca de oportunidades é muito importante, mas muito mais difícil de se ter sucesso. Por outro lado, as pessoas bem preparadas e “produtos” altamente desejados, são procurados pelas “oportunidades”, seja dentro ou fora de uma empresa. As organizações, os amigos, os colegas de profissão, os headhunters, indicam essas pessoas quando existem boas oportunidades. A empresa é quem escolhe os seus candidatos para certas posições, e não o contrário. O mais importante para as pessoas é se preparem ao máximo na sua profissão e desenvolverem uma ótima reputação, de tal forma que a oportunidade venha ao encontro delas.

Entretanto, existe um outro desafio: a oportunidade não aceita desaforo. Muitos profissionais excelentes, acabam não tendo tanto sucesso porque não aproveitaram ou não aceitaram as oportunidades no momento certo. São muitas as razões: mudança de emprego, de empresa, de País, insegurança, acomodação, e por aí afora...

Por isso, fique atento as oportunidades que lhe buscam na vida profissional e, acima de tudo, esteja preparado para ser procurado por elas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário