sexta-feira, 30 de junho de 2017

O PODER DO COACHING EXECUTIVO NA CARREIRA


Comecei a me interessar e a praticar o processo de coaching executivo há muitos anos. Quando eu era Diretor de RH em grandes multinacionais, percebia a quantidade de pessoas que me procuravam para conversar sobre o seu desenvolvimento e/ou da sua carreira. Desde sempre as pessoas têm a grande preocupação de estarem permanentemente se desenvolvendo, ou avaliando o que estão fazendo para ter certeza de que caminham certo na sua carreira. Hoje, mais do que nunca, as pessoas se preocupam com a sua empregabilidade e isso está diretamente ligado a quanto elas investem no seu próprio desenvolvimento.  Talvez esta seja uma das atividades mais críticas numa empresa, com relação a gestão de pessoas, até porque a dinâmica de mudanças é muito rápida, e exige que as pessoas estejam tempo integral cuidando do seu aprimoramento.

O processo de Coaching pode ser aplicado a vários temas e assuntos do desenvolvimento humano, mas eu gostaria de abordar a importância deste processo do ponto de vista de melhoria e do avanço da carreira. Faço aqui uma ressalva: embora esteja falando deste processo como apoio ao desenvolvimento para a carreira, não se trata de um processo de “mentoring”. Este tem como foco principal a melhoria a carreira propriamente dito. Algumas pessoas se preocupam exclusivamente com a trajetória profissional, mas muitas vezes acabam pecando porque não cuidam adequadamente do seu desenvolvimento, que em última análise será o grande fator de crescimento.

Além de toda a metodologia que este processo requer, é muito importante escolher um profissional que tenha uma larga experiência em gestão de pessoas e que já tenha vivenciado muitas situações. A riqueza da discussão, muitas vezes tem mais a ver com a experiência vivida do que com a metodologia propriamente dita, especialmente quando o foco é trabalhar o desenvolvimento profissional com o objetivo de melhorar o desempenho e as condições para o crescimento. Ter um fórum externo de discussão profissional é extremamente agregador de valor para o profissional, que busca corrigir algumas competências e alguns comportamentos. É muito difícil um profissional conseguir fazer uma autoanálise ou uma autocrítica. Uma visão externa, e que não tenha nenhuma relação profissional direta, permite que este fórum seja isento de influências, ou de paradigmas pré-estabelecidos, condições muitas vezes essenciais para observar de forma objetiva aquilo que precisa ser melhorado.

Em vários momentos da carreira de um profissional, há questionamentos ou dúvidas com relação ao desempenho numa determinada função, bem como quanto as competências e os comportamentos mais adequados. Como a carreira é algo bastante dinâmico, o processo de Coaching para melhorar o  desenvolvimento é bastante adequado. Portanto, se um profissional está no início, no meio ou mesmo na maturidade da sua carreira, os benefícios deste processo são muito positivos e agregadores de valor. Cito um exemplo que vivencio atualmente fazendo um processo de Coaching para um profissional que tem 69 anos, e que buscou ajuda pois vai assumir funções de maiores responsabilidades de liderança. As empresas têm percebido claramente o benefício do Coaching no desenvolvimento dos seus profissionais em vários momentos das suas carreiras. Como não é possível mais ter uma estrutura interna de desenvolvimento e treinamento nas organizações, este apoio externo se torna crítico para a melhoria do desempenho do profissional. Por outro lado, da mesma maneira para o indivíduo, este processo agrega muito valor ao seu desenvolvimento, para que possa construir uma carreira de forma sólida e consistente.

A diferença entre uma pessoa na sua profissão que é amadora e a outra que é profissional tem a ver com o seu nível de preparação. A razão é simples, o nível de exigência para um amador é completamente diferente de um profissional. Basta olhar o que acontece no esporte: se o profissional quer jogar num time de liga profissional e na liga principal, além de ter as competências e as habilidades necessárias, vai precisar treinar e se desenvolver muito para entregar o desempenho esperado pelo time. Isso é tão verdadeiro que nos Estados Unidos o nome que se dá aos treinadores dos times profissionais é “Coach”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário