quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CARREIRA: O QUE AS PESSOAS E AS EMPRESAS TEM EM COMUM?


Ao longo da minha vida profissional e mesmo hoje como Consultor, quando falo sobre carreira, gosto de fazer esta analogia: a carreira das pessoas é igual a das empresas. Digo isso, pois em geral, não fazemos esta correlação. Inicialmente temos que pensar que a nossa carreira é semelhante aos produtos de uma empresa. Para o produto ter sucesso precisa ser bom e estar o tempo todo se renovando, caso contrário os clientes vão se interessar por outras empresa. É ou não é verdade?

O nosso produto é fruto do nosso preparo acadêmico, do nosso desenvolvimento, da nossa experiência, e como tudo isso se traduz agregando valor para alguém. Exatamente como os produtos de uma empresa. Precisamos constantemente aperfeiçoar a nossa mercadoria, estudando, fazendo novos projetos, inovando de tal forma que esta fique atualizada a todo tempo. Ao fazermos isso aumentamos a nossa empregabilidade ou a durabilidade do nosso produto.

Uma empresa precisa ter também uma excelente estratégia para assegurar o seu crescimento ao longo do tempo. A nossa carreira para ser bem construída e também alcançar os nossos objetivos, precisa ter uma estratégia bem feita, para sabermos onde queremos ou desejamos chegar. Ao fazer isso tanto a empresa como as pessoas deverão estabelecer objetivos claros a serem atingidos, e trabalharem de forma intensa e produtiva para ter sucesso.

De tempos em tempos a empresa precisa verificar se a sua estratégia está funcionando, e se os seus objetivos estão sendo atingidos. É o que poderíamos chamar da revisão dos resultados. No caso da empresa, muitas vezes esta revisão precisa ser feita com uma periodicidade menor, para ter tempo de fazer a correção da rota. Nós também precisamos fazer isso com a nossa carreira. De tempos em tempos temos que avaliar se aquilo que definimos como nossa estratégia profissional e os objetivos que traçamos, estão sendo cumpridos ou não. Muitas vezes é preciso corrigir a rota, mudando de função, de emprego ou trabalho fazendo algum curso ou revendo o desempenho para assegurar que iremos alcançar o objetivo proposto.

As empresas precisam ter como parte do seu plano de negócios uma boa estratégia de marketing para assegurar a competitividade dos seus produtos. A concorrência não dá sossego e se ficar parado alguém vem com um produto melhor e rouba o nosso cliente. Na carreira acontece da mesma forma. Precisamos ter um bom plano de marketing, valorizando e melhorando sempre o nosso produto, para não correr o risco de a concorrência oferecer melhor mercadoria. Em última análise, poderia representar a perda do emprego ou ser preterido para promoções de funções com maiores responsabilidades.

O produto da empresa terá maior ou menor sucesso a depender do resultado ou do desempenho que este apresenta para quem o adquiriu. Quando compramos um determinado artigo ou serviço de uma empresa, temos a expectativa de que este item vai nos trazer algum tipo de benefício tangível ou intangível. Na carreira acontece exatamente o mesmo. O nosso trabalho deve trazer resultados tangíveis e ou intangíveis para que o nosso produto seja valorizado e desejado.

Em resumo, se conseguirmos imaginar tudo que envolve o sucesso de uma empresa do ponto de vista de produtos, qualidade, estratégia, plano de negócios, resultados, etc., e fizermos uma analogia com a nossa carreira, vamos perceber a semelhança que existe entre elas. Tudo que vale como conceito de negócio para uma empresa, vale também para a nossa carreira. A tecnologia avança para as empresas, fatalmente avançará para o nosso trabalho e terá impacto em nossa trajetória profissional.

A minha sugestão é que se observe atentamente como as empresas cuidam dos seus negócios e se utilize os mesmos critérios para cuidar da carreira. Tenho certeza de que isso irá ajudar muito e trará muito sucesso profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário