quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A ARMADILHA DE QUERER SER LÍDER


Ando um pouco cansado de ler artigos, matérias, livros e ouvir gurus, onde se tem a impressão que a vida profissional das pessoas se resume em Liderança. Não basta ser um profissional competente, inteligente, dedicado, estudioso para ter sucesso. Precisa ser líder. E com tantas definições e conceitos sobre liderança, daria para falar do tema pela eternidade. O pior é que, na prática, se olharmos o Brasil como exemplo de liderança, dá vontade de chorar. Estamos anos luz dos países desenvolvidos neste tema.

Se você não se enquadra nestes padrões de “líder” definido pelos gurus acadêmicos que adoram dar rótulos da moda, não se preocupe. Não tem nada errado com você. O mais importante na vida profissional é ser competente naquilo que se faz. Seja um profissional que desenvolve todo o seu potencial de conhecimento, aperfeiçoe as suas habilidades no fazer, e tenha sempre uma atitude ética e positiva na busca da realização do seu trabalho. Seja lá qual for. Pode ser área privada, na pública, no emprego ou no negócio próprio. O mais importante é fazer o melhor possível, porque o retorno profissional material e o reconhecimento com certeza virão.

As empresas em geral acabaram valorizando sobremaneira através da remuneração ou mesmo em reconhecimento profissional, as posições de liderança hierárquica. Com isso, todos querem ser líderes nessas Organizações, muitas vezes motivados apenas pela ambição material. O resultado é um bando de pessoas nestas posições sem a menor aptidão para a posição, causando mais estragos do que resultados. Muitas Organizações ainda acreditam que as lideranças farão milagres e conseguirão os resultados, mesmo que os times sejam fracos ou careçam de competência. Na minha visão, um ledo engano. Não há como ter sucesso se não houver uma equipe muito bem preparada, que muitas vezes não precisa nem de líder para ter bom resultado. São times que por sua alta condição profissional podem se auto gerenciar.

Muitas empresas ainda vivem à sombra de modelos hierárquicos, forjados nas Organizações militares ou religiosas, onde a liderança e a hierarquia é a base do funcionamento. No mundo moderno, especialmente na era digital que vivemos, esta referência não tem mais o menor sentido. As empresas vencedoras e bem- sucedidas serão aquelas que conseguirão extrair o melhor de cada colaborador, e a liderança será mais uma atitude do time do que uma posição na hierarquia.

As futuras lideranças surgirão de profissionais competentes, com alta habilidade para lidar com as pessoas, agregadores em torno de projetos, gerando uma alta motivação na busca por resultados e soluções de problemas complexos. Serão grandes facilitadores, e possivelmente líderes momentâneos, onde o seu papel funcional será muito mais importante do que a sua posição formal na hierarquia. Serão muito mais sócios e donos dos negócios, do que líderes burocráticos, cuja motivação estava mais no resultado financeiro ou o status da posição.

Se você se vê mais neste novo perfil do líder moderno, você está no caminho certo. Liderar será apenas parte temporária do seu trabalho, naquelas coisas que você tem uma melhor competência do que outras pessoas. Ser um organizador de times ou projetos em torno de um objetivo comum, será cada vez mais feito por grupos de profissionais competentes que aportarão várias lideranças que trarão os resultados. As conexões digitais e a forma de trabalhar no futuro definirá um novo jeito de liderar, que tem muito mais a ver com o perfil de trabalhar junto e produzir com eficiência, como eram os nossos times de escola, de adolescência, onde todos lideravam, e contribuíam igualmente para o bem de todos.

Se você gosta desta ideia, então prepare-se para ser uma boa pessoa antes de ser um bom profissional. Com certeza esse é o fundamento principal para ser um bom e competente líder.

Bom ano com muitas realizações e prosperidade….!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário