quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A REVOLUÇÃO DIGITAL: UM DESAFIO PARA PESSOAS E EMPRESAS


Quanto mais eu leio a respeito da revolução digital, mais me dou conta de que a forma de se fazer as coisas mudou, e irá mudar ainda mais. Isso não quer dizer que a indústria irá acabar, ou a agricultura, mas tudo que será feito em qualquer área do conhecimento ou do trabalho, será feito de forma diferente. É só pegarmos como exemplo o que fazemos nas nossas redes sociais. No passado a nossa maneira de relacionamento era muito mais pessoal, geográfica, limitada e restrita a um grupo muito menor de pessoas. O que mudou com as plataformas digitais? Não foi o nosso relacionamento em si, mas a abrangência e a velocidade dos nossos contatos. Ou seja, hoje com as redes sociais conseguimos nos conectar com mais pessoas e com muito mais intensidade. A essência dos nossos relacionamentos permanece a mesma, mas a forma de fazê-lo mudou radicalmente nos últimos anos. Podemos hoje nos conectarmos com pessoas em qualquer parte do mundo, com amigos de infância, ou de épocas remotas de colégio, ou de antigos empregadores, que de outra forma não seria possível. As plataformas digitais trouxeram eficiência e dinâmica na vida, que nos permite esta conexão intensa e abrangente, como nunca vista ou imaginada anteriormente.

Este é apenas um exemplo desta transformação. Neste modelo, a essência é o relacionamento entre as pessoas, que sempre existiu em qualquer época da humanidade. Isso não mudou. O que mudou foi a forma, a intensidade, a velocidade, a eficiência e a riqueza de detalhes possíveis nas redes sociais. De uma certa forma eu arriscaria dizer que, as plataformas digitais estão avançando mais rapidamente na nossa vida pessoal, comparado com a nossa vida profissional. A sensação é de que os benefícios na vida privada parecem mais tangíveis e perceptíveis para as pessoas do que na vida profissional.

É preciso que as Organizações evoluam mais rapidamente e se preparem melhor para este mundo digital. O atual modelo das Organizações ainda reflete muito a era industrial, com processos, procedimentos, forma de trabalhar e que não são mais compatíveis com este novo momento do mundo. A própria forma de se organizarem, de definirem papéis de liderança, de configuração das áreas, etc. refletem o quanto precisam evoluir para se adaptarem a era digital. Isso não quer dizer que os seus produtos estão obsoletos. Precisam evoluir na sua forma de produzir, vender, se relacionar com os colaboradores e fundamentalmente com os seus clientes.

Os colaboradores têm uma expectativa de que dentro das Organizações as conexões funcionem da mesma forma que as suas redes sociais. A velocidade das decisões e das conversas devem ser similares ao que acontece hoje nas redes, nos what´s up da vida e por aí afora. Decisões hierárquicas que dependem de reuniões enfadonhas, que percorrem vários níveis de decisões, não tem mais nada a ver com este cenário. As empresas precisam rever a sua própria estrutura organizacional, que certamente não corresponde a este novo momento da humanidade e muito menos do futuro. Os seus clientes, além dos seus colaboradores, também esperam que as suas necessidades sejam atendidas de uma forma parecida com a sua vida pessoal. Cada vez mais as pessoas compram produtos via internet, com rapidez, com informações detalhadas online, com pouquíssima interferência humana, em coisas básicas. Quantos itens são possíveis de serem comprados, sem a necessidade de se ir a uma loja, ou mesmo a um banco. Será que as empresas estão preparadas para isso? Será que os seus colaboradores estão treinados nessas plataformas digitais para entregarem soluções aos seus clientes? E a liderança? Muitos artigos, livros e matérias que eu leio sobre liderança me parecem ainda voltados para o século passado.

O quanto os programas de liderança e de desenvolvimento de pessoas está verdadeiramente focado neste novo mundo digital, de plataformas de relacionamentos virtuais, de soluções rápidas, e autonomia das pessoas e dos clientes?

Deixo aqui a provocação para esta reflexão…Será que estamos organizados, treinados e preparados para o mundo digital?

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