sexta-feira, 29 de julho de 2016

PORQUE NÃO ME SINTO ENGAJADO COM MEU TRABALHO

Estar engajado com algo é muito mais do que ter o compromisso. Serve para todas as relações profissionais e pessoais. Este termo “engajamento” é muito forte. É largamente empregado pelos militares, até porque nas condições adversas de um conflito, não basta ter compromisso, é preciso de fato estar engajado para sobreviver e vencer.

No mundo empresarial atual, existe uma grande preocupação com relação a este tema. As empresas desejam que as pessoas estejam engajadas nos seus projetos profissionais, pois sabem que isso se traduzirá em mais competência, e por consequência, em melhor resultado de desempenho. Estar engajado com o trabalho, é o que popularmente falamos usar “a camisa da empresa”. É estar de corpo e alma numa atividade profissional. Existe muita gente só de corpo no trabalho, mas poucas de fato, de corpo e alma.

Para que haja o engajamento das pessoas nas empresas, é necessário que elas tenham um alinhamento dos seus valores com os da organização. Além disso precisam sentir que a empresa oferece oportunidade de desenvolvimento e carreira para o seu futuro. Também é importante a parte remuneratória, embora não seja a principal. E por último e mais importante, é o papel do Líder, que deve estar próximo dos liderados, e despertar o desejo de ficar na organização. Este desejo de ficar, tem mais a ver com os aspectos emocionais das relações do que os racionais. Por exemplo: eu sou bem tratado nesta organização, o meu Líder se preocupa com o meu futuro, as pessoas gostam de mim e me prestigiam, e assim por diante. Os aspectos racionais estão mais relacionados ao crescimento do negócio e à perspectiva de crescimento na organização. Na realidade, o ideal é que tanto os aspectos emocionais quanto os racionais estejam presentes na empresa, para gerarem o máximo de engajamento.

E por que muitas pessoas não sentem engajadas com o seu trabalho? Uma primeira possibilidade tem a ver com estes aspectos que foram mencionados anteriormente e que, em resumo, poderiam ser definidos como o ambiente de trabalho. Para que uma pessoa possa exercer com alegria e harmonia o seu trabalho, é fundamental que haja um ambiente saudável, produtivo e colaborativo. Muitas empresas têm um ambiente mais competitivo internamente do que externamente com a concorrência, o que é muito estranho. O ideal seria exatamente o contrário. O Líder tem um papel fundamental no ambiente de trabalho. Existe ainda muitas lideranças autoritárias, que estressam as pessoas, não criam um ambiente produtivo e colaborativo e nem geram energia positiva.

O outro aspecto importante, que muitas vezes faz com que as pessoas não se sintam engajadas com o seu trabalho, tem a ver com as escolhas de carreira. São poucas as pessoas que têm oportunidade na vida de escolherem a sua profissão e a carreira que desejam. Muitas vezes a carreira vai acontecendo ao acaso, e por razões absolutamente financeiras, as pessoas toleram fazer um determinado trabalho, mesmo sem gostarem e terem afinidade com aquela atividade. Como alguém pode se sentir engajado com um trabalho que muitas vezes não tem a ver com a sua verdadeira aptidão e paixão? O pior é que muitas vezes esta pessoa está numa boa empresa, tem um bom líder, ganha um bom salário, mas não se sente feliz e realizada. Este sentimento é mais comum do que se possa imaginar. Isso faz com que as pessoas tolerem este trabalho, mas não se sintam engajadas, apenas responsáveis e obrigadas a realizar aquilo para o qual foram contratadas.

Para ser feliz e se sentir engajado na sua profissão são necessários dois elementos fundamentais: fazer algo que tenha a ver com o seu dom, ou a sua paixão; e desenvolver e ter as competências para realizar o trabalho. Portanto Competência e Paixão têm que caminhar juntos para o indivíduo ser feliz e se sentir engajado no trabalho, além dos outros aspectos mencionados anteriormente.
Vale a pena buscar aquilo que se deseja, pois isso trará felicidade, engajamento e realização profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário