Muitas vezes me deparei e me
deparo com pessoas que comentam isso comigo. Eu me graduei, fiz MBA,
especialização, fui para fora para aperfeiçoar o meu Inglês e nada da minha
promoção sair. Naturalmente o pessoal mais jovem, tem uma expectativa mais
curta para serem promovidos, o que acaba criando um grande problema para as
empresas para retê-los. Num momento que a economia está mais desacelerada,
ainda se consegue mantê-los, mas é só as coisas mudarem e as organizações vão
ter problemas para segurar essa galera.
Algumas coisas são importantes
para que a gente reflita e entenda o mecanismo de promoção nas empresas. Estar
preparado é o ticket de entrada para poder ser considerado para uma promoção,
entretanto existem vários outros fatores que estão ou não sob o controle das
pessoas. Tudo deve começar com um alinhamento das expectativas entre a pessoa e
a organização. Uma boa conversa com o Líder e com a área de RH, pode ajudar
muito nesta calibração da expectativa.
Como eu falei estar preparado
profissionalmente é o ponto de partida. O outro fator crítico para a promoção é
demonstrar que tem potencial para fazer mais do que está fazendo. Este
potencial tem que ser demonstrado antes da promoção e não após. Nenhuma empresa
irá promover alguém, para depois avaliar se aquela pessoa tem o potencial para
a nova função. Claro, tem exceções e empresas que arriscam mesmo sem ter uma
análise mais profunda da pessoa. Em muitos casos acaba dando errado a promoção.
Vale lembrar que tudo isso custa dinheiro.
Outro fator crítico para uma
promoção é o resultado do desempenho da pessoa na função atual. Para que alguém
seja considerado para assumir mais responsabilidades tem que entregar muito
bons resultados na função em que está no momento. Tem muita gente bem
preparada, mas que na hora de entregar os resultados não conseguem chegar lá ou
atender as expectativas da empresa. Portanto performar acima da média é um
sinal claro que aquela pessoa está sobrando na função atual, e pode assumir
mais responsabilidades numa função maior. Vale lembrar que numa organização
existem várias pessoas competindo para essas promoções, o que complica ainda
mais esta disputa.
Outro componente importante
para ser promovido tem a ver com as competências comportamentais. Muitas
pessoas demonstram ter competências técnicas, excelente desempenho, mas muitas
vezes tem o comportamento e a atitude inadequada para seguir crescendo no
trabalho. Boa comunicação, saber trabalhar em time, saber lidar com a
ambiguidade, ser flexível, ter um excelente equilíbrio emocional são fatores
críticos para crescer na carreira. Num nível inicial da carreira, quando se
está crescendo em funções mais técnicas, estes fatores muitas vezes não são tão
relevantes. Entretanto a medida que a pessoa vai subindo na hierarquia e começa
a despontar os cargos de Liderança, estes fatores passarão a ser críticos para
os próximos passos.
Vamos assumir agora que a
pessoa está preparada academicamente, investiu em formações adicionais como
MBA, especializações, idiomas, etc. Tem tido um desempenho acima da média, e
consistente ao longo de alguns anos. Demonstra ter além das competências técnicas,
as competências comportamentais, e tem potencial para assumir posições de maior
relevância. Mesmo assim porque ainda não foi promovida?
No mundo ideal deveria ser quase
automática a promoção desta pessoa. Até porque uma pessoa talentosa em que a
empresa investiu ao longo do tempo, obviamente não vai querer perde-la para o
mercado. E pior ainda, pode perde-la para a concorrência. Ocorre que muitas
vezes embora a pessoa esteja totalmente preparada para promoção, a empresa tem
limitações organizacionais. Em outras palavras a próxima posição ainda está
ocupada por alguém e a empresa não pode ficar criando funções simplesmente para
fazer a promoção. A racionalidade econômica não permite que as empresas criem
funções e com isso adicionem custos na sua estrutura para absorver as pessoas
que já estão preparadas. Por esta e algumas outras razões, que muitas vezes as
pessoas ficam frustradas porque apesar de estarem preparadas, não conseguem ser
promovidas no tempo que gostaria.
Se o profissional tiver
entendimento desta situação, e a sua liderança tiver um bom diálogo com a
pessoa, e for apenas uma questão de tempo a nova promoção, certamente uma
pessoa comprometida e talentosa saberá esperar o seu momento. Caso isso não
ocorra há grandes chances que este profissional irá buscar uma oportunidade
fora da organização. Por esta razão é crítico que as empresas preparem os seus
líderes para terem diálogos de carreira com as pessoas, para mantê-las
engajadas com a organização.
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