Quando tudo evoluía de forma progressiva e ordenada parece
que jogaram uma bomba atômica no mundo do trabalho. Nunca vi tantas pessoas opinando
como o mundo do trabalho será no futuro, quando nem mesmo entendem o que está
acontecendo no presente. Estávamos todos muito acostumados com o modelo da era
industrial e, aos poucos, estamos percebendo que este modelo não se aplica mais
aos dias de hoje, e que dirá no futuro. A pergunta que fica no ar é: Será que
as indústrias, os Bancos e os serviços deixarão de existir? A sensação, por
tudo que lemos e discutimos, é que essas coisas desaparecerão, e isso não é
verdade. O que se transformará e isso já está em curso, é como nos relacionamos
com tudo isso. O fim não é a tecnologia em sim, mas como fazemos e faremos
todas essas coisas, utilizando a tecnologia.
Muitas coisas no nosso dia a dia já se transformaram. Quem
vai hoje numa agência bancária? Quem compra passagem de avião numa loja ou
agência? Quantas compras hoje fazemos pela internet? Sejam livros,
supermercado, utensílios domésticos, medicamentos, eletrônicos, etc. Ainda
temos alguma resistência para comprarmos roupas, sapatos e itens de uso
pessoal, mas muito em breve, com novas tecnologias, isso também será superado. Há
quem diga que no futuro não haverá lojas em Shoppings como conhecemos hoje.
Talvez estes centros comerciais virarão grandes praças de alimentação ou áreas
de entretenimento e nada mais. Já existem supermercados no Brasil, onde as pessoas
passam as suas compras por leitoras eletrônicas e fazem os seus pagamentos sem
necessidade de ter uma pessoa no caixa para este serviço.
Em resumo, a tecnologia e as plataformas digitais estão
tomando conta e facilitando o acesso, ou mesmo criando conveniências que
facilitam a nossa vida. Quantas coisas ainda virão e que não temos
conhecimento, mas certamente facilitarão as nossas atividades profissionais e
pessoais. Por exemplo: A robótica ainda está engatinhando para uso doméstico e
pessoal, mas podemos ficar certos de que em mais 10 ou 20 anos ela estará
bastante presente nas nossas vidas em casa e no trabalho.
Falei de tudo isso, para contextualizar o que estamos
vivendo e viveremos cada vez mais no futuro. E como ficarão os trabalhos e as
funções daqui para frente? A transformação é tão grande que as pessoas estão
assustadas por tudo que está acontecendo. Trabalhos e funções estão
desparecendo da noite para o dia, ou se transformando de tal maneira e numa
velocidade tão grande que não está permitindo as pessoas se prepararem para
enfrentarem essas mudanças. Devido à minha profissão em Gestão de Pessoas,
convivo com profissionais de várias áreas e participo de vários fóruns sobre o
assunto. Existe muita discussão, mas a verdade é que ninguém sabe o que irá
acontecer de verdade no mundo do trabalho. Talvez isso seja o motivo de maior
desconforto na sociedade moderna. Que carreira você aconselharia o seu filho
escolher e com grandes chances de sucesso no futuro? Que profissão será mais
demandada daqui a 10 ou 20 anos? Será que aquelas áreas que conhecemos hoje
existirão daqui a 5 ou 10 anos? Quem pode afirmar com segurança tudo isso?
Estas perguntas estão tirando o sono de todo nós. Não só
dos profissionais, mas também dos Líderes de negócios que comandam grandes
empresas, que são responsáveis por suas estratégias. Mas como assegurar que a
direção está correta ou definir o caminho a ser seguido, num mundo de tanta
transformação e volatilidade?
Será que existirá o emprego como nós temos hoje? Ou mesmo
as empresas no formato que conhecemos? A própria legislação está tentando se
adequar as estes novos tempos porque os modelos atuais não conseguem mais
atender as novas demandas da sociedade. A terceirização está avançando muito
rapidamente inclusive em áreas que antes eram restritas somente a pessoas da
própria empresa. Qual será o modelo mais adequado de gestão para estes novos
tempos? E como preparar os profissionais e as lideranças para atender essas
demandas, que nem sabemos quais serão.
Concluindo, vamos ter que nos preparar para construir o
avião e voar juntos. Os novos tempos de transformação e inovação exigirão não
só novas competências, mas fundamentalmente novos comportamentos. Seremos uma
geração que terá pela primeira vez que aprender com o futuro e não mais com o
passado. Uma coisa é certa, toda esta incerteza e desconforto dos tempos
atuais, trarão muitos benefícios no futuro. É nisso que eu acredito!!
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