Quanto mais eu leio a respeito da
revolução digital, mais me dou conta de que a forma de se fazer as coisas
mudou, e irá mudar ainda mais. Isso não quer dizer que a indústria irá acabar,
ou a agricultura, mas tudo que será feito em qualquer área do conhecimento ou
do trabalho, será feito de forma diferente. É só pegarmos como exemplo o que
fazemos nas nossas redes sociais. No passado a nossa maneira de relacionamento
era muito mais pessoal, geográfica, limitada e restrita a um grupo muito menor
de pessoas. O que mudou com as plataformas digitais? Não foi o nosso
relacionamento em si, mas a abrangência e a velocidade dos nossos contatos. Ou
seja, hoje com as redes sociais conseguimos nos conectar com mais pessoas e com
muito mais intensidade. A essência dos nossos relacionamentos permanece a
mesma, mas a forma de fazê-lo mudou radicalmente nos últimos anos. Podemos hoje
nos conectarmos com pessoas em qualquer parte do mundo, com amigos de infância,
ou de épocas remotas de colégio, ou de antigos empregadores, que de outra forma
não seria possível. As plataformas digitais trouxeram eficiência e dinâmica na
vida, que nos permite esta conexão intensa e abrangente, como nunca vista ou
imaginada anteriormente.
Este é apenas um exemplo desta
transformação. Neste modelo, a essência é o relacionamento entre as pessoas, que
sempre existiu em qualquer época da humanidade. Isso não mudou. O que mudou foi
a forma, a intensidade, a velocidade, a eficiência e a riqueza de detalhes
possíveis nas redes sociais. De uma certa forma eu arriscaria dizer que, as
plataformas digitais estão avançando mais rapidamente na nossa vida pessoal,
comparado com a nossa vida profissional. A sensação é de que os benefícios na
vida privada parecem mais tangíveis e perceptíveis para as pessoas do que na
vida profissional.
É preciso que as Organizações evoluam
mais rapidamente e se preparem melhor para este mundo digital. O atual modelo
das Organizações ainda reflete muito a era industrial, com processos,
procedimentos, forma de trabalhar e que não são mais compatíveis com este novo
momento do mundo. A própria forma de se organizarem, de definirem papéis de
liderança, de configuração das áreas, etc. refletem o quanto precisam evoluir
para se adaptarem a era digital. Isso não quer dizer que os seus produtos estão
obsoletos. Precisam evoluir na sua forma de produzir, vender, se relacionar com
os colaboradores e fundamentalmente com os seus clientes.
Os colaboradores têm uma
expectativa de que dentro das Organizações as conexões funcionem da mesma forma
que as suas redes sociais. A velocidade das decisões e das conversas devem ser
similares ao que acontece hoje nas redes, nos what´s up da vida e por aí afora.
Decisões hierárquicas que dependem de reuniões enfadonhas, que percorrem vários
níveis de decisões, não tem mais nada a ver com este cenário. As empresas
precisam rever a sua própria estrutura organizacional, que certamente não
corresponde a este novo momento da humanidade e muito menos do futuro. Os seus
clientes, além dos seus colaboradores, também esperam que as suas necessidades
sejam atendidas de uma forma parecida com a sua vida pessoal. Cada vez mais as
pessoas compram produtos via internet, com rapidez, com informações detalhadas
online, com pouquíssima interferência humana, em coisas básicas. Quantos itens
são possíveis de serem comprados, sem a necessidade de se ir a uma loja, ou
mesmo a um banco. Será que as empresas estão preparadas para isso? Será que os
seus colaboradores estão treinados nessas plataformas digitais para entregarem
soluções aos seus clientes? E a liderança? Muitos artigos, livros e matérias
que eu leio sobre liderança me parecem ainda voltados para o século passado.
O quanto os programas de liderança e
de desenvolvimento de pessoas está verdadeiramente focado neste novo mundo
digital, de plataformas de relacionamentos virtuais, de soluções rápidas, e
autonomia das pessoas e dos clientes?
Deixo aqui a provocação para esta
reflexão…Será que estamos organizados, treinados e preparados para o mundo
digital?
Nenhum comentário:
Postar um comentário