Líderes fazem a diferença em
qualquer tempo. As organizações de um modo geral são muito carentes de pessoas
com o verdadeiro perfil de Líder. Descrevemos o perfil do Gestor, e o chamamos
de Líder, porém na minha maneira de ver é um equívoco. As definições de
competências e comportamentos que definem Liderança nas organizações, têm muito
mais a ver com o Gestor do que de fato com o Líder. Pelo menos na forma como eu
os vejo. Nada de errado nisso, pois precisamos muito dos Gestores nas empresas,
para que o trabalho seja realizado e os objetivos alcançados.
Na minha visão, um Líder está
ligado à inovação, à busca de caminhos nunca trilhados antes, com a coragem de
fazer coisas diferentes dos padrões, e sobretudo são inspiradores e educadores
de outros na execução de um trabalho ou um projeto. São pessoas que possuem
características únicas, competências de comando, visão do futuro, e disciplina
e energia na execução das tarefas a serem realizadas.
Geralmente são possuidores de
carisma, o que ajuda muito a aglutinar pessoas à sua volta, especialmente em
tempos de crise, onde é exigido muitas vezes um esforço extra dos indivíduos em
busca dos resultados. Se fizermos uma retrospectiva
tanto empresarial como histórica, encontraremos vários nomes de destaque que se
enquadrariam no perfil do Líder.Todos eles são possuidores de
competências próprias, empreendedores, visionários, são motivados por causas
que acreditam, e realizam com energia e dedicação os seus projetos. Nada
consegue tirá-los do seu caminho e dos seus objetivos, pois são obstinados e
dedicados a sua causa.
Geralmente são impacientes, e até
agressivos, pois não gostam de perder tempo, e buscam suas realizações com
muito afinco, pois acreditam naquilo que estão buscando e os obstáculos são
apenas alguns desafios e nada mais. Por esta razão em tempos de crise, são os
Líderes que podem fazer a diferença, pois não se conformam com qualquer
resposta, e os desafios são até estimulantes para que busquem soluções e com
isso prazer nas conquistas e vitórias.
O Gestor por outro lado, são muito
importantes para as organizações, pois possuem competências organizacionais
críticas, como trabalhar em time, dar direcionamento, desenvolver pessoas,
promover alinhamento e performance, ou seja, muito mais na direção de ações
progressivas e gestão dos negócios. São pessoas muito eficientes no que se
refere a gestão, pois dominam as técnicas e as competências para uma boa
realização do trabalho. Geralmente são organizados, focados no negócio e
trabalham bem com as pessoas e os times.
A diferença entre Líder e o
Gestor, é que este funciona bem em tempos sem crise, onde o principal desafio é
fazer uma gestão eficiente dos recursos em busca de objetivos claros e bem
definidos. Em épocas em que há um grau de exigência muito maior, com a
necessidade de busca de alternativas nunca antes pensadas, é o perfil do Líder
que fará a diferença. As empresas acabam
falando em Liderança, assim como muitos autores que escrevem sobre o tema, mas a
descrição tem muito mais a ver com o Gestor do que com o Líder propriamente
dito. Se nas avaliações dos talentos das organizações, nos defrontamos com a
carência de Gestores, em se tratando de Líderes, o problema ainda é muito
maior.
Creio que as organizações
deveriam se preocupar cada vez mais em identificar e contratar pessoas com
características de um Líder. Obviamente que indivíduos com o perfil de Gestor
são importantes, mas não serão eles que nos momentos críticos farão a
diferença. É necessário resgatar o verdadeiro significado de Liderança, e do
próprio Líder, para assegurar a construção do futuro e a sobrevivências nos
tempos difíceis.
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