Vejo muitos artigos e matérias nos últimos tempos falando sobre
que a empresa deve fazer para agradar os colaboradores. O ambiente físico tem
que ser um verdadeiro clube de recreação, as pessoas podem vir trajadas de
calça jeans e tênis para se sentirem em casa. Os líderes têm que buscar agradar
e dar propósito e significado para todos, e o ambiente tem que ser inclusivo e
alinhado com a diversidade, etc. Acho tudo isso importante e válido, mas vejo
poucas pessoas falando sobre o que a empresa espera em troca dos colaboradores.
Não existe nada de graça nesta vida. Se as empresas oferecem essas condições
para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e confortável, é porque
acreditam que isso vai alavancar mais performance e resultados na outra ponta.
A competição neste mundo global, especialmente na era
digital, é feroz e cruel. Uma inovação transformadora pode fazer um negócio
desparecer da noite para o dia. A velocidade com que as coisas acontecem em
todos os campos é enorme. A pressão para resultados de curto prazo é muito
maior, porque os acionistas sabem que não dá para esperar muito tempo para
colher os frutos dos investimentos. O risco de ficar pelo caminho é muito
grande. Tudo isso influencia para que os colaboradores contribuam cada vez
mais.
Então o que as empresas esperam dos colaboradores?
iniciaria dizendo que o fundamental é o foco que todos devem ter e trabalhar
para garantir o resultado do negócio. É fácil falar disso, mas na prática é
complicado porque o resultado depende de um conjunto de ações e pessoas para
ser alcançado: Desenvolver as competências no sentido mais amplo possível,
tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista comportamental.
Alinhamento com a estratégia, objetivos e metas definidas de forma que todos
saibam exatamente o que precisam fazer para contribuir neste sentido. Como
vivemos na era digital inovar e buscar soluções tecnológicas ou plataformas se
tornou uma necessidade crítica. Vivemos na era da conveniência. Os clientes
querem ter acesso a seus produtos da forma mais rápida e eficiente possível.
Assim como nós, que já não queremos mais ir a uma agência bancária. Em todos os
campos, a tecnologia e as plataformas que estão sendo criadas visam agilizar e
trazer mais eficiência. Isso vale para dentro e para fora da
empresa. Todos querem estar antenados na tecnologia, não como um fim em si só,
mas no sentido de prover rapidez e eficiência, principalmente para os clientes.
Isso traz um desafio para todos os colaboradores, que é manter-se atualizado e
desenvolvendo-se em tempo integral.
Para que uma organização alcance os seus objetivos, há
necessidade de todos trabalharem de forma integrada e em times. Até porque,
muitas vezes não há necessidade de todos estarem na mesma localidade. Vantagem
que temos hoje em função da tecnologia. Podemos trabalhar de qualquer lugar.
Ter as competências e o espirito de trabalhar em time é fundamental. Vivemos
num mundo de muita ambiguidade e incertezas de tal forma que, juntas as pessoas
produzem muito mais do que isoladamente. A carreira irá se desenvolver de forma
diferente do que no passado, e irá exigir das pessoas várias experimentações e
capacidade de inovar para poderem crescer.
Como as organizações tendem a serem mais horizontalizadas,
e os líderes terem uma função maior de facilitadores e não controladores, as empresas
esperam que os colaboradores tenham iniciativa própria e que atuem de forma
ética, profissional e íntegra. A reputação das pessoas e das organizações são
os maiores ativos que elas têm, e para isso precisam trabalhar dentro do
“compliance” para terem sucesso e progredirem.
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