A elaboração de um bom CV, tem que considerar dois aspectos fundamentais: Forma e o Conteúdo. Às vezes, a forma do CV é boa, porém a qualidade da informação é muito ruim. O contrário também pode ocorrer, quando a forma do CV é muito ruim, entretanto a qualidade do conteúdo é muito boa. A pergunta que você tem que fazer para si, é se você se contrataria baseado na qualidade do seu CV. Lembre-se que CV, para nós a partir de agora, é o catálogo de venda ou o cartão de visita do profissional.
Para elaborar um CV de forma adequada, obviamente que não existe um único padrão ou formato. As dicas abaixo são apenas para ajudar a organizar as informações de forma mais adequada possível. Uma orientação geral é que um CV não pode ser muito extenso. Não pode contar “história de guerra”, pois em geral os recrutadores e selecionadores, recebem muitos CVs para analisarem. Se for muito extenso, corre o risco de ficar enfadonho e não gerar interesse em quem está selecionando.
DADOS PESSOAIS
O cabeçalho do CV deve conter informações importantes e necessárias como nome, endereço, e-mail, telefone, celular, etc. Deve-se evitar colocar idade, estado civil, ou outra informação que possa influenciar ou ter conotações que possam eventualmente gerar descriminação.
OBJETIVO
Logo no início do CV é bom identificar, de imediato, qual é o seu objetivo profissional. Qual é a posição ou a área de atuação que você busca, e que tenha competência para tal.
PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES OU REALIZAÇÕES
Na sequência, você deve relatar quais são as suas principais qualificações ou, em muitos casos, as suas principais realizações. Quanto mais objetivo você for, melhor será. Não adianta escrever coisas que não reflitam de forma clara as suas qualificações ou realizações profissionais. Quando se fala em realizações, não é um descritivo de atividades, mas sim de resultados, metas alcançadas, etc.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Neste campo, o destaque ficará por conta das empresas que você trabalhou, posições que ocupou e o tempo que ficou na empresa e/ou em cada cargo. Você pode fazer um pequeno resumo no início, descrevendo as suas principais responsabilidades e depois, os pontos de maior destaque em cada posição, especialmente na última função. Vale lembrar que neste capítulo é importante começar do mais recente para o menos recente. Quem quiser contratá-lo está mais interessado nas suas últimas experiências e realizações, do que quando você foi, por exemplo, estagiário na época de faculdade. Seja o mais objetivo e breve possível, focando principalmente nas suas principais atribuições e realizações.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Neste bloco, de forma organizada, você deverá relatar as graduações conseguidas ao longo da sua vida. Assim como o anterior, partindo da mais recente para a mais antiga. Identifique a graduação realizada, a escola e a data da realização. Essas são fundamentalmente as informações mais necessárias.
IDIOMAS
Nos tempos atuais quanto mais domínio de idiomas a pessoa tiver, mais qualificada ela estará para ocupar funções relevantes, especialmente em empresas multinacionais. Praticamente o domínio do Inglês e do Espanhol se tornaram obrigatórios para os profissionais trabalharem em grandes empresas.
CURSOS COMPLEMENTARES
Informe nesta área cursos que sejam efetivamente relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Portanto devem ser poucos e de impacto, e não aqueles vários cursos que muitas vezes fazemos ao longo da nossa vida profissional, que são de caráter mais informativo do que “formativo”.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Por último, neste campo, informe outras ocorrências que podem ser relevantes como viagem ao exterior, algum estágio especial, atividades sociais importantes, participação em ONGs, etc.
Como comentei, não existe um formato oficial para se fazer um CV. O mais importante é que ele seja de fato o “Catálogo de Vendas” do profissional e que desperte o interesse nos contratantes.
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