Fico sempre muito impressionado quando assisto
o desfile das Escolas de Samba, com a organização, quantidade de participantes,
o sincronismo das apresentações e por aí afora. Geralmente cada Escola de Samba
se apresenta com uma média de 3000 integrantes, 4 a 6 alegorias, 30 alas
diferentes, passassistas, mestre salas,
enfim uma quantidade enorme de pessoas.
Como Brasileiro, me orgulho em ver um desfile
como esse, pois certamente é um espetáculo único na face da terra e feito por
nós. Made in Brazil!! É uma organização muito complexa, que tem de ser
organizada ao longo do ano, para uma apresentação única de pouco mais de uma
hora. Quando penso nisso, fico imaginado a complexidade do ponto de vista de
gestão, para fazer tudo isso funcionar corretamente no dia do desfile.
Para entender melhor esta gestão, que
certamente poderia ser aplicada em qualquer organização, pesquisei um pouco os
quesitos que são considerados no julgamento deste imenso trabalho, conforme
segue:
ENREDO
Assim como uma empresa, é preciso que se defina
a meta e o objetivo ou a estratégia do tema que se quer apresentar no desfile.
Qual é a história ou o produto que se quer apresentar aos “clientes”, e geralmente
são conteúdos culturais que são encenados de uma forma muito lúdica e atrativa
do ponto de vista do evento.
COMISSÃO
DE FRENTE
A Comissão de Frente, que inicia a
apresentação, poderíamos dizer que é a Liderança da Escola. São êles que logo
de imediato representam o tema ou o enredo que será mostrado ao longo do
desfile. De uma forma teatral, êles dão o tom do desfile, anunciam a todos o
que vem a seguir e a ser apresentado.
MESTRE
SALA E PORTA BANDEIRA
O símbolo da Escola representando a Cultura e
os Valores da agremiação, são cuidadosamente apresentados ao público ou aos “clientes”
pelo Mestre Sala e a Porta Bandeira. O pavilhão da escola é tão importante que
é apresentado a todos com muita reverência, respeito, pois simboliza a síntese
de tudo e de todos. Como se fôsse a bandeira da nação, que traduz todos os seus
valores, crenças e amor pela sua existência.
ALEGORIAS
E ADEREÇOS
Por analogia, poderíamos dizer que estes
elementos representam toda a criatividade e inovação da Escola. Os carros
alegóricos são cada vez mais sofisticados com uso de tecnologia avançada e
materiais dos mais variados tipos. A imaginação não tem limite para mostrar de
uma forma bonita e atrativa, o enredo da escola. Como se trata de uma
competição com o Mercado, cada escola busca na originalidade e na novidade, mostrar
a cada ano, produtos inéditos para os seus “clientes”.
CONJUNTO
Para que tudo faça sentido, um quesito muito
importante neste desfile é como o Conjunto da escola é apresentado. Tudo tem
que fazer sentido, ser integrado e muito bem organizado. Basta repararmos que a
consistência ao longo do desfile é muito bem gerenciada para que não hajam
buracos ou vazios entre as várias alas do desfile.
HARMONIA
Outro elemento muito importante no desfile, ou
mesmo em qualquer organização, é a harmonia entre as diversas alas, enredo,
música, passistas etc. Ou seja, todos devem agir com um único objetivo em
vista.Para que isto funcione,o conjunto todo tem que ser harmonioso como uma
orquestra. Tudo tem que fazer sentido e trabalhar de forma integrada. Os
processos se integram e atuam para que o resultado do coletivo supere o individualismo.
EVOLUÇÃO
Assim como uma empresa ou uma organização, de
nada adianta ter tudo muito bem feito, bonito, com uma ótima estratégia, se
houver falha na execução.Através da evolução na Avenida, a Escola, demonstra
como os seus integrantes, estão motivados e engajados na execução das suas
tarefas. Dá para sentir o clima e o ambiente da Agremiação, pelo desenrolar da
sua apresentação. Assim como numa empresa, podemos avaliar o clima organizacional
pelo desenvolvimento dos trabalhos e a performance das pessoas.
SAMBA
ENREDO
Após a escolha do Enredo que será apresentado,
é necessário transformar o tema em algo que carregue e transmita a emoção da
história que se quer contar. O Samba Enredo é a Comunicação cantada que une os
integrantes e também o público em geral. Como numa organização, é o Marketing
interno e externo, comunicado de uma forma lúdica, atrativa e que serve para as
pessoas se identificarem com o produto como um todo. É a alma do produto.
BATERIA
É o motor de toda a Escola de Samba. É a máquina
que faz funcionar todas as alas, os integrantes, e que faz o público vibrar.
Poderíamos dizer, por analogia que, é a Produção de uma empresa. Quando a bateria
começa a tocar, não há quem fique parado. Tudo e todos se movimentam. Como uma
boa produção, tudo tem que atuar de forma integrada e harmoniosa. Todos os
talentos individuais têm que dá lugar a uma harmonia perfeita, que transforma
cada instrumento num elemento de sonoridade coletiva ideal.
Resumindo, as Organizações têm muito o que
aprender com as Escolas de Samba em matéria de integração, trabalho de time,
harmonia, engajamento, execução e etc.É um grande exemplo de uma construçao
coletiva, com um objetivo comum. Não há espaço para a individualidade por si. A
beleza e o resultado estão no conjunto da obra e todos sabem que precisam
trabalhar para chegar ao resultado final. E para concluir, tudo isso é Made in
Brazil, o que nos enche de orgulho, e brasilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário