Porque é importante o Feedback nas Organizações?
Assumir responsabilidade
pelo desempenho e desenvolvimento, requer da mesma forma ter responsabilidade
pela qualidade e frequência que alguém recebe Feedback. Não se pode esperar que
a outra pessoa ou Líder seja o único responsável por esta tarefa. Se você observar o seu progresso pessoal e
profissional ao longo da sua vida, com certeza concluirá que foi devido à
muitos feedbacks, sejam dos pais ou mesmo dos Líderes e colegas de trabalho. O
Feedback verdadeiro acontece quando realmente desejamos melhorar a nós mesmos,
ou outras pessoas pelas quais temos responsabilidade.
O que vem a ser Feedback?
·
É o diálogo com o
outro a respeito dos seus pontos positivos e a desenvolver com relação ao seu desempenho,
desenvolvimento e carreira, vida com o objetivo de melhorar os resultados do negócio
e da própria pessoa
Como deve ser conduzido um processo de Feedback?
·
Prover um Feedback
honesto (positivo ou negativo) para os outros pode ser muito difícil em vários
aspectos. É absolutamente natural que haja inicialmente certo nível de
desconforto. Na cultura Brasileira, que
é de relacionamento, isso é particularmente difícil. Queremos agradar as
pessoas e ser generosas com elas. Esse nosso comportamento
gera mais desafios quando temos que verdadeiramente dar ou receber feedback..
·
Como a gente não tem
controle de como as pessoas nos darão Feedback, cabe a cada um de nós
aproveitar ao máximo e entender a mensagem que estão nos passando.
·
Escutar e questionar
corretamente e de forma efetiva, é crítico, neste processo de entendimento,
tanto quando recebemos como damos para as outras pessoas.
Alguns benefícios do processo de Feedback são:
• Promover aprendizado e
crescimento
• Ajudar a evitar e corrigir
erros
• Melhorar o desempenho no trabalho
• Ajudar a crescer através da informação
• Prover direção
e foco
|
• Apoiar inovação e melhoria
contínua
• Reduzir surpresas inesperadas
• Ajudar a ir em direção as
metas
• Ajudar a tomar decisões informadas
• Ajudar a se manter empregável
|
Buscando Feedback
·
É importante ficar claro o que a pessoa tem em mente
do que precisa saber. O que a pessoa precisa saber a respeito do Feedback? Isso é muito útil quando compartilhamos as
nossas metas e objetivos com as pessoas que estamos pedindo Feedback.
Geralmente elas tem muitas contribuições para nos dar, que ajudarão no nosso
desenvolvimento.
·
Seja específico e objetivo. O que está ou não ajudando? O que você quer melhorar? O que vai me ajudar na vida pessoal ou
profissional?
Quando devemos buscar
o Feedaback:
Este
processo deve se tornar um programa de melhoria continua objetivando alguns
pontos conforme segue:
1. Preocupações
com o desempenho
2. Atingimento de alguns objetivos de vida e trabalho
3. Fazer mudanças nas responsabilidades de trabalho
4. Percepção de comentários, ou linguagens corporais negativos
5. Na criação de um plano de desenvolvimento
6. Nos processos de desenvolvimento de novas habilidades e competências
Recebendo Feedback
A
quantidade e a utilidade do Feedback recebido, depende muito mais da pessoa que
recebe do que qualquer outro fator.
1. Esteja
aberto às informações. Tente controlar a tendência de interromper ou reagir
numa conversa de Feedback.
2. Escute para
entender e sumarizar o que você está ouvindo.
3. Faça
perguntas de esclarecimentos e exemplos até que você consiga compreender a
situação. Evite perguntas ou justificativas para se defender dos comentários.
4. Mantenha esse
canal de Feedback aberto para discussões futuras.
5. Pergunte por
sugestões e alternativas de comportamento caso não tenha sido apresentado.
6. Agradeça a
quem deu o Feedback. Lembre que alguém só dá Feedback verdadeiro quando
genuinamente quer melhorar a outra pessoa.
Após uma reunião de Feedback
reflita. O que eu aprendi neste processo? O que devo fazer baseado no
Feedback recebido? Quem pode me ajudar neste processo de melhoria?
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